Oito guardas municipais, sendo quatro mulheres, vão acompanhar de perto as vítimas atendidas pelo Centro Clarice Lispector
A partir desta quinta-feira, o Recife terá uma brigada de enfrentamento à violência contra a mulher. Oito guardas municipais, sendo quatro mulheres, vão acompanhar de perto as vítimas atendidas pelo Centro Clarice Lispector, que completa 15 anos de atividade nesta quinta, e solicitam medidas protetivas. A equipe vai integrar a Rede Municipal de Proteção à Violência contra a Mulher.
O prefeito Geraldo Julio fará o lançamento oficial da Brigada Maria da Penha, desenvolvida pela Secretaria da Mulher do Recife, às 8h30. Na ocasião, o prefeito sancionará a Lei Municipal que cria a Brigada. De autoria do Executivo municipal, o Projeto de Lei nº 063/2017 foi aprovado no último dia 28 de novembro pela Câmara Municipal do Recife.
Centro de Referência Clarice Lispector
O espaço acolhe e orienta mulheres em situação de violência. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e direcionados à rede municipal de proteção à mulher. Todo o serviço é gratuito e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. O Clarice fica localizado na Rua Bernardo Guimarães, número 470, no bairro da Boa Vista.
Além do equipamento, a Secretaria da Mulher do Recife dispõe do Liga, Mulher (0800 281 0107), o disque-orientação do Clarice. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e tem como objetivo orientar as mulheres que estão em situação de violência. Qualquer pessoa também pode utilizar o número para fazer denúncias de casos de supressão de direitos.
Via: Diário de Pernambuco
Por: Simone Novaes