Um dos movimentos que marcam o quarto mês do ano, a campanha Abril Amarelo, alerta para a luta contra o câncer ósseo. Apesar de raro, representando 2% do total de cânceres diagnosticados, a doença tem um alto índice de mortalidade entre crianças, jovens e idosos.
Com o objetivo de disseminar informações sobre o tema, o Hospital do Câncer de Pernambuco celebra o sexto ano de campanha expandindo informações sobre a doença através do site hcp.org.br/abrilamarelo ou pelas redes sociais do hospital.
O câncer ósseo é um tumor maligno formado pela multiplicação desordenada das células que compõem o tecido ósseo e acomete qualquer parte do osso, na maioria dos casos os ossos longos, como braços, coluna, coxa e bacia.
O coordenador científico do serviço de ortopedia do HCP, Marcelo Souza, explica que é preciso ficar atento aos sintomas da doença, para que seja tratada imediatamente.
“Não existe prevenção para esse tipo de câncer. Porém, o diagnóstico precoce está totalmente relacionado com a cura e menores riscos de amputação. sintomas como a dor intensa, com aparecimento maior à noite ou ao se mexer; inchaço nas articulações, com presença de nódulos; ossos que se quebram facilmente, febre, perda de peso sem razão aparente e cansaço fazem parte dos sinais", informa.
Descobrir precocemente, assim como as condições gerais do paciente também indica o tratamento adequado, podendo ser a cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação delas. Depois de tratado o paciente também deve saber que exames e avaliações periódicas fará parte da sua rotina para garantir o tratamento da doença o mais rápido possível, caso identificado novamente.
Via: Diário de Pernambuco