Um dos primeiros atos do novo procurador-geral da República, Augusto Aras, foi nomear o subprocurador aposentado Eitel Santiago de Brito Pereira como secretário-geral do Ministério Público da União (MPU). Santiago concorreu para deputado federal pela Paraíba nas eleições de 2018 e apoiou o atual presidente da República, Jair Bolsonaro.
A nomeação do novo secretário e de parte da nova equipe foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União. O MPU é composto pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Traballho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Segundo o MPF, o novo secretário-geral ingressou no órgão através de concurso no ano de 1984. Santiago já foi presidente do Conselho Institucional do MPF, vice-presidente do Conselho Superior do MPF e Corregedor-Geral do MPF. Santiago foi um dos oito candidatos à lista tríplice do MPF para suceder o então procurador-geral da República Rodrigo Janot em 2017.
No ano passado, Santiago publicou algumas mensagens de apoio a Jair Bolsonaro e críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT). Outras mensagens publicadas em suas redes sociais mostram que Santiago escreveu um texto defendendo que o golpe militar de 1964 foi uma "revolução" dos brasileiros para impedir uma "doutrina comunista" e uma "ditadura socialista" no país.
Via: Diário de Pernambuco
Por: Simone Novaes